Aprenda como abrir uma pastelaria

Você já se imaginou vendendo algum tipo de salgado? Para pessoas um pouco mais atentas sabem muito bem que o mercado de salgados no Brasil é extremamente lucrativo, tanto pela facilidade de ser produzido tanto pelo sabor.

Adoramos comer pastéis, coxinha, esfirras etc, isso é super valorizado por conta do sabor das massas junto com um recheio espetacular.

Quando não é bem vindo uma dessas guloseimas no cafézinho da tarde?

Para montar uma pastelaria você primeiramente deve pensar na qualidade de seus produtos, saber produzir diferentes tipos de sabores de pasteis, a criar uma massa mais saborosa e etc.

Atualmente existe uma concorrência bem grande no ramo de salgados , por isso deve estar sempre a procura de um diferencial no seu produto para que consiga atrair mais clientes.

• Planeje o seu produto

Quais sabores de pastéis você sabe produzir? Qual vai ser o cardápio da sua pastelaria?

Nesse passo você vai anotar os sabores de pastéis que você vai vender, além de anotar quanto tempo demora para produzir cada sabor diferente, é um dado importante para você ter um controle de produção maior.

É importante que aqui você invista na qualidade do seu produto, por isso pesquisar preços de matérias e priorizar sempre o da melhor qualidade, e que também não fique muito pesado no seu bolso, por isso faça uma pesquisa de mercados e lojas.

• Infraestrutura

Aonde gostaria de vender seus pasteis? Em uma loja em casa ou até mesmo em uma barraca?

Cada formato tem suas vantagens, mas cada um tem o seu custo, responsabilidades e oportunidades diferentes, por isso vou estar falando um pouquinho mais aprofundado de cada uma delas.

* Comércio

Trabalhar em um formato de comércio vai precisar um pouco mais de cuidado que os outros dois, por conta de burocracias e custos.

Você terá que ou alugar ou comprar um estabelecimento para começar, além de ter que tirar alguns documentos, o que pode levar um pouco de tempo.

Você terá que usar da sua criatividade e imaginar a decoração do seu estabelecimento, aonde as mesas ficarão, qual o espaço da cozinha, que cor serão as paredes, como será cada balcão, qual a cor dos móveis? Você deve sempre priorizar um ambiente harmônico e confortável.

Se for trabalhar um estabelecimento físico recomendamos que venda alguns produtos além dos pastéis, como bebidas ou outros tipos de salgados para acompanhar.

clique aqui e saiba quais documentos precisam ser retirados para abrir sua pastelaria.

Nesse você vai precisar contratar pessoas para auxiliar suas vendas, contratar um bom administrador, atendentes, caixa e mais de um produtor.

* Em casa

Vender pastéis em casa é o menos trabalhoso comparado a abrir uma loja ou montar uma barraca. Porém é a form mais limitada de lucrar, por conta de que seus clientes são restringidos a uma só região, a menos que seu foco seja em encomendas, o que pode trazer um verdadeiro retorno financeiro.

Trabalhar em casa vai precisar de um gerenciamento de tempo ainda mais se você tiver crianças por perto. Precisará ser extremamente cuidadoso com os alimentos e com sua própria cozinha para produzir pastéis.

A vantagem de trabalhar em casa é que você estará no seu conforto, e não terá muitos gastos, porém os lucros são um pouco limitados.

* Barraca

Essa é uma forma bastante lucrativa, vai precisar é claro tirar algumas documentações também.

Na barraca você vai precisar se preocupar em como montar e desmontar ela, o transporte que vai precisar locomover todos os materiais, panelas, espátulas etc. O que não pode sair tão barato no começo.

A venda de pastéis através da barraca é super rápido por isso pense em contratar outras pessoas para poder auxiliar.

É interessante você pensar em colocar algumas mesinhas e cadeiras, mas é claro você tem que avaliar a movimentação, se for muito movimentado é aconselhável que não coloque mesas e cadeiras para com que as pessoas consigam se movimentar livremente.

• Localização

Todo bom negócio é não só destacado pela qualidade quanto por sua localização.

Por isso escolher locais bastante movimentados para abrir seu comércio ou sua barraca vai te trazer bastante vantagens, por isso antes de abrir uma barraca ou um comércio faça uma pequena pesquisa de movimento nessa área.

Veja se possuí bastante pessoas que frequentam aquele local e se aquelas pessoas estão interessadas em comprar e comer pastéis. Um dos maiores erros de quem abre um negócio é não estudar a movimentação de cliente-la, então tome muito cuidado e pesquise bem.

• Marca

Pense na marca do seu negócio, como vai ser os uniformes do seus funcionários, quais são seu público alvo? Qual é o diferencial da sua empresa?

Qual o horário de funcionamento do seu negócio? Quantas trocas de turno terão seus funcionários? Quais os custos? Quais os retornos financeiros você espera ter, em quanto tempo? Qual o salário de seus funcionários?

• Equipamentos

Alguns equipamentos serão variados dependendo em qual formato você vai escolher abrir seu negócio, como por exemplo em um comércio vai precisar de mesas cadeiras , decorações etc. Já em uma barraca é opcional ter mesas ou cadeiras. Alguns utensílios no geral são:

Freezer

Fritadeira elétrica industrial

Balcão refrigerado

Cilindro para massas

Fogão

Batedeira industrial

Local adequado para preparar a massa

Utensílios de cozinha

• Divulgação

A forma como você vai divulgar vai depender do retorno que isso vai ter, investir em panfletos, carros de som, revistas, outdoor etc.

Uma forma de divulgar sem muitos custos ta na própria internet mesmo, com suas redes sociais.

É importante criar uma página no facebook, nos instagram ou até mesmo no twitter do seu negócio, para poder divulgar os preços seus produtos, promoções etc, porque atualmente todo mundo está conectado, então a internet é um verdadeiro propulsor.

As pessoas vão super valorizar seu produto se as fotos forem bem tiradas e forem exatamente do produto que vão estar comprando.

A importância de criar uma página profissional do seu pequeno negócio não é só para publicar fotos do seu produto, mas criar um engajamento maior para o mesmo, fazer com que as pessoa se interessem em divulgar de graça a sua empresa só pela qualidade do seu produto.

Invista seu dinheiro e seu tempo em divulgação, seu negócio só tem a prosperar e não tenha medo de cortar o que não está funcionando, invista no que te traga retorno.

Dicas

• Se pretende abrir um negócio de pastel através de barracas pense também em comprar um frigobar, para com que seus cliente possam comprar bebidas de vocês também

• Se você é um bom produtor de pastéis mas não sabe muito bem como administrar sua empresa contrate um administrador, assim você conseguirá equilibrar seu negócio.

• Para que seu negócio não fique monótono crie metas de vendas.

• Dê benefícios para os clientes que sempre compram com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui