Aprenda com este post como montar um brechó na cidade onde você mora ou digital.

Adoramos comprar roupas, tanto que somos o quinto maior país consumidor de moda do mundo de acordo com a fachamuitomais, se engana quem pensa que brechó só tem roupas velhas entregues pelo tempo.

Trabalhar com roupa é muito lucrativo, ainda mais brechó que as roupas são em conta tanto para o consumir como para o vendedor, além de estar reciclando e ajudando o meio ambiente.

Brechó não é apenas roupas velhas, você mesmo pode criar as próprias peças através de crochê, é um processo gradual, mas vale a pena investir em um curso e dedicar uma parte do seu tempo aprendendo mais como fazer peças de roupa de crochê.

Pois são peças super valorizadas no mercado e você pode lucrar muito com elas.

Você já pensou abrir um brechó? Sabe o que precisa fazer para abrir um brechó? Nesse post nós iremos passar breves explicações de como montar um brechó além de algumas dicas para você vender mais.

Vamos lá, primeira coisa que você precisa fazer antes de abrir qualquer negócio;

• Planejar

Um bom planejamento pode leva-lo(a) ao sucesso.

Vamos pensar, o quanto de dinheiro você tem para investir inicialmente no seu negócio? Pretende alugar um estabelecimento? Ou comprar uma loja? O dinheiro que você tem é o suficiente para manter seu negócio por quanto tempo?

Você vai precisar ponderar as coisas, e ir com um pouco mais de calma, pois além de pensar em formas de alugar seu estabelecimento você irá precisar pensar em outras coisas, como por exemplo materiais que você vai precisar para sua loja, cabides, mesas, manequins, armarinhos, vestiário etc.

* Imagine como sua loja vai ser: Aonde cada coisa vai ficar? Qual é a cor das paredes da sua loja? Como é a decoração? Como vai fazer para que a loja fique mais confortável para seus clientes? Como vai ser a organização de cada coisa?

* Imagem da sua loja: Qual vai ser o nome? Qual os valores da sua pequena empresa? Quais são os valores? Qual o diferencial e a marca do seu negócio?

* Quantos funcionários vai precisar? Qual vai ser a carga horária de cada um? E seus salários? Quais os benefícios deles trabalharem para você?

Se possível coloque tudo isso escrito no papel, esboce de uma forma que fique claro para você.

• Localização

Após ter imaginado e decidido a parte interna do seu brechó é a hora de você fazer pequenas pesquisas de localização.

Para que sua loja prospere e tenha um bom lucro a localização é fundamental, o local aonde pretende abrir é a melhor opção? Tem um fluxo de pessoas grandes? É uma área comercial? As pessoas estão procurando por uma loja de roupas? Existe uma concorrência muito forte?

Muitas lojinhas são abertas mais em pouco tempo são fechadas, isso não é só por conta da crise, isso vale em conta também pela falta de um bom planejamento, conheço muitas lojas que abriram em locais inviáveis. Por isso pesquisar vai compensar muito para seu negócio futuramente.

• Registre sua pequena empresa

Essa é uma parte que vai levar um certo tempo, mas é fundamental que seja paciente e faça as coisas certas!

Você vai precisar tirar alguns documentos como por exemplo:

– Consulta prévia de endereço aprovada
– Formulário próprio da prefeitura
– Cópia do Contrato Social
– Cópia do CNPJ
– Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário

Aqui existe um post da sebrae explicando melhor passo a passo de como você deve fazer isso sem complicação, leia e continue se informando.

• Fornecedor

A escolha de bons fornecedores é o essencial para sua empresa, se engana quem pensa que para ter um brechó precisa de roupas velhas de mais, isso já é uma imagem saturada do negócio, brechós de sucesso existem roupas de qualidade.

Sua lojinha pode também ter uma política de compra e venda dos seus clientes, isso pode beneficiar o seu negócio e ter roupas verdadeiramente boas.

Não compre roupas muito velhas só porque são muito baratas, as vezes seus clientes nem irão comprar e elas só vão ficar mofando na sua loja.

• Loja online

O mercado pela internet está muito bom, praticamente todas as empresas de sucesso já migrarão para internet e atualizaram bem a marca do seu negócio, gerando mais lucro e oportunidades para empresa em si.

Investir na internet valerá a pena, pois você terá um maior número de cliente-la, mas já vou avisando que não é nada simples.

Não é nada simples por que você terá que criar uma loja virtual, pensar em formas de como transportar mercadorias, tirar boas fotos do seu produto, formas de pagamento, registrar o domínio da sua empresa, ter uma boa plataforma e pessoas trabalhando na questão de atendimento (reclamações ou ajuda).

É um pouco complicado, não é impossível nem extremamente difícil, vai apenas exigir muito da sua persistência, cuidado e paciência, pois é um processo que pode levar semanas até começar a funcionar. Mas vale muito a pena!

• Divulgações

Seu negócio vai precisar de divulgações, independente se escolher trabalhar com uma plataforma online ou uma loja física ( ou até os dois em alguns casos ).

E a internet é um ótimo propulsor de divulgações no mundo, por conta do alcance ser infinitamente maio e mais rápido, redes sociais como facebook, instagram, blogs ou até mesmo whatsapp podem ajudar muito nas suas divulgações.

É claro que existe o método mais convencional que é a entrega de panfletos, outdoores ou até mesmo carros de som. Você deve experimentar os métodos e ver quais funcionam melhor para seu brechó e investir mais nele, para que o retorno financeiro seja melhor.

É importante que nas mídias sócias você crie apenas um perfil da sua empresa, isso passará uma imagem de profissionalidade, publique fotos das roupas, novidades, cupons de descontos, promoções, engaje seu público, você só terá vantagens se fizer isso.

• Dicas

* Brechós são conhecidos por ter preços de roupas muito em conta, por isso não cobre preços muito altos, pois a pessoa pode acabar escolhendo comprar em uma loja de roupas com mesmo preço.

* Esteja publicando sempre nas suas redes sócias, no seu blog. Seu público vai seguir seu negócio e isso é o mais importante.

* Não comece muito grande, veja como o mercado está, e vai expandindo aos poucos, para não ter prejuízos.

* Customize as roupas mais velhas através de recortes, pinturas, costuras etc.

* Ouça seus clientes, dê um bom atendimento, passe uma boa imagem do seu negócio.

* Lave sempre as roupas que for vender, isso vai passar uma boa imagem para seus clientes.

* Tenha um ambiente mais limpo e organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui