Aprenda como ser um freelancer.

Trabalhar como freelancer para muitos parece ser algo extremamente complicado e até mesmo impossível, na realidade nenhum trabalho é fácil, sempre vai exigir que você tenha um senso apurado, e uma dedicação e força de vontade para manter o seu negócio.

Por conta da aparente crise que está acontecendo no nosso país, muitas pessoas querem trabalhar como um autônomo, ou estão cansadas de trabalhar para os outros, as rezões dão diversas.

Porém muitas pessoas começam muito emocionadas com a expectativa extremamente alta, o que pode leva-los a decepção e por consequência desistir de trabalhar dessa forma.

Ter sucesso como freelancer nunca aconteceu e nem vai acontecer do dia pra noite, vai precisar que se dedique e seja objetivo consigo mesmo, existe muitas pessoas bem sucedidas como autônomos mas pra conseguir tudo isso eles se esforçaram, se dedicaram mesmo.

• O começo

Vamos nos aprofundar um pouco, pois é aqui que as pessoas costumam errar mais, elas não sabem o que querem fazer o porque de fazerem, só querem fazer e não reflete, antes de tomar ação você vai precisar refletir.

O que você quer trabalhar?

No que você é bom?

Como quer trabalhar?

Pra quem você vai produzir?

Por que está fazendo isso?

O que te motiva a trabalhar com isso?

Refletindo a fundo sobre isso já sabemos ” Oque, Como, Pra quem, e Porquê” você vai iniciar um negócio, agora você vai pensar se esse novo trabalho vale a pena, se compensa você trabalhar horas e horas para isso, se existe demanda e pessoas procurando por isso.

• Aonde vai trabalhar?

Você pode escolher qualquer local para trabalhar, mais o mais importante o seu trabalho/serviço é digital ou físico?

Muitas coisas mudam para cada um, tanto na forma de custo de produção como na maneira que vai iniciar o seu negócio.

Para ambos os casos você vai começar a lidar com um pouco de burocracia, tanto para criar um nome para o seu site ( Se escolher trabalhar online ), quanto para produzir os materiais físicos.

Trabalhar por conta própria é diferente de ser funcionário de uma empresa, já que você vai ter uma liberdade maior de ação, porém isso não quer dizer que você vai trabalhar menos, apenas vai escolher o local onde trabalhar, decidir seus horários e se tornar mais eficiente, pois os lucros só dependerão de você.

• Quais os seus preços

Antes de tudo você precisa saber que não exite uma fórmula que vai definir sempre 100% como deve por seus preços, você deve ir para ver qual é o mais rentável, não deixando muito barato nem muito caro.

“Como posso fazer isso?” observando a média de preço dos seus concorrentes, quanto que seus concorrentes cobram por serviço? Quanto você pode cobrar pelos seus? Quanto te custou para produzir? Quantas horas você trabalha por semana? Quanto trabalhoso é seus serviços/produtos? Quanto é valorizado no mercado?

Definir os preços é um passo bastante delicado e vai levar um certo tempo até que chegue no valor exato, valorize seu produto, mas não o superestime também, reconheça quem são seus clientes e quanto eles podem pagar.

• Financeiramente

O trabalho que escolheu vai te custar quando?

É uma pergunta estranha, mas você precisa entender que pra produzir ou montar um novo negócio como freelancer vai custar um pouco de tempo e principalmente de dinheiro, seja no custo da produção ou até mesmo em sistemas online.

Você precisa saber o quanto você tem de dinheiro agora que pode investir no seu trabalho, quanto cada coisa vai te custar? Vale a pena investir esse dinheiro nesse projeto?

• Quando vai começar?

A ideia parece perfeita no papel, mas quando você realmente vai iniciar seu plano de ação?

É importante definir tudo inclusive quando você vai começar, qual o prazo que você vai estabelecer para que fique pronto?

Quais são suas metas para esse negócio nos próximos três messes?

Quantos serviços ou produtos você vai vender em três messes?

Crie metas, assim você sabe aonde deve chegar e quando chegar.

• Divulgação

Após todo seu negócio estar bem planejado, tudo está muito bem montado, você vai começar a divulgar seu negócio.

A internet é uma grande ajuda na hora de divulgar seu serviço, praticamente quase o mundo todo está conectado, quando coloca na internet existe infinitas chances de milhares de pessoas verem o seu negócio.

facebook, youtube, twitter, blogs e instagram, são redes que possibilita divulgações pagas e gratuitas. A possibilidade é grande.

Crie uma página no facebook tire fotos ou descreva os serviços que você faz, convide amigos e pessoas da região curtirem sua página e conhecerem melhor cada serviço/produto.

Vale a pena investir um pouco em um curso sobre estratégia de marketing para que aprenda melhor como divulgar o seus serviços e atrai clientes de maneira eficiente.

• Dicas

* Abrace o trabalho como freelancer aos poucos antes de largar o seu emprego, até que isso gere uma renda fixa e você possa se focar mais no trabalho que realemnete te agrada.

* Estabeleça uma rotina, o quanto você vai receber vai depender da maneira como trabalha, com o que trabalha e o quanto se dedica.

* Não tenha vergonha de divulgar seu negócio ou de assumir com o que trabalha.

* Não fique preso a uma ideia que não funciona, modifique o tiver de modificar, aprimore, grandes negócio se mantem no topo por que aceitam mudanças e aprimoram o seus serviços/produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui